
O que é o DREX?
De forma simplificada, como sempre tentamos trazer por aqui, o DREX será a primeira moeda virtual do Brasil, com perspectiva de lançamento já para o ano de 2024.
A nova moeda digital brasileira será transacionada, a princípio, exclusivamente pelo ambiente digital. Quanto ao valor, não há muito mistério por enquanto: R$ 15,00 (quinze reais) em notas físicas, serão equivalentes 15 (quinze) DREX. A “quantidade de DREX” ficará reservada em uma carteira virtual.
Quanto a sua regulamentação e fiscalização, estas ficarão a cargo do Banco Central, sendo que sua implementação ficará a cargo dos próprios bancos.
Ressaltamos aqui que o Banco Central afirma que, apesar de inspirado em criptomoedas (Bitcoin e Ethreum), o DREX não será uma delas. Isso porque o controle do DREX ficará somente nas mãos do Banco Central, diferentemente do modelo das criptomoedas, que tem como uma das suas principais características a gestão descentralizada.
Quais serão algumas das principais vantagens do DREX?
O Banco Central aponta vantagens como: a inibição da prática de crimes financeiros, como a lavagem de capitais; maior agilidade em transações nacionais e internacionais; redução da emissão de papel-moeda; facilitação da tributação; utilização para compras no varejo; a possibilidade de ser utilizado em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de conversão para a moeda local e maior segurança e privacidade no tratamento de dados pessoais e sensíveis.
Qual a utilidade do DREX, na prática?
No que se refere à utilidade prática do “real digital”, temos alguns exemplos como: o resgate de investimentos em finais de semana, recebendo o valor na sua conta em segundos; a possibilidade de aplicações financeiras a qualquer momento, sem necessidade de intermediação pela corretora e, até mesmo, a alteração de titularidade na compra de veículos, assim que o pagamento for confirmado, diretamente, sem precisar passar pelo cartório.
Fale conosco agora e descubra como podemos ajudá-lo!
Siga também o nosso Instagram para mais conteúdos sobre direito empresarial, contratos e direito digital e assine nossa newsletter para receber atualizações jurídicas.
Referências:
https://www.infomoney.com.br/guias/drex-real-digital/.